• Gislaine Xavier

Embreagem, como funciona?

Além de transmitir o torque, a embreagem de um carro tem também outras funções, como possibilitar a saída do veículo e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Sobre tudo, ela tem a responsabilidade de transmitir a força do motor para a caixa de câmbio e outros componentes do sistema de transmissão. Além disso, a embreagem filtra as vibrações geradas pelo motor.


Diante da importância desse equipamento, vamos explicar como funciona a embreagem e quais elementos a compõem.


Elementos que compõem a embreagem:


– Disco: esse é o elemento que tem como função interligar o motor, a transmissão e o platô, além de amortecer e reduzir o ruído e o desgaste na transmissão.


– Platô: composto pela carcaça da embreagem do carro, a placa de pressão e a mola membrana. Esse mecanismo tem a função de unir o disco de embreagem com o volante do motor, possibilitando suavidade na saída da inércia do veículo.


– Rolamento: esse item fica responsável por pressionar o centro da mola-diafragma, possibilitando o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.


Mas como ela funciona?


Como dito anteriormente, a embreagem tem a função de interromper as rotações do motor para o câmbio. A finalidade deste componente é auxiliar na troca de marchas com suavidade e também manter o carro parado com o motor ligado, ou seja, seu funcionamento é bastante simples.

A embreagem está acoplada no volante do motor e nas engrenagens do câmbio, sendo composta pelos elementos citados no tópico anterior. Sendo assim, quando o pedal da embreagem é acionado, o disco da embreagem desacopla do volante do motor, possibilitando assim o acesso da transmissão à caixa de torque através do eixo primário, em seguida selecionamos a marcha que após soltarmos a embreagem o platô volta a exercer essa pressão ao disco, acoplando-o novamente ao volante do motor.


Fique ligado!


Para uma utilização correta, a embreagem só deve ser acionada quando na partida e quando for trocar de marchas. E sempre colocar o câmbio no ponto neutro, quando estiver parado no semáforo ou em congestionamentos. Assim você aumentará a vida útil do sistema de embreagem e evitará possíveis problemas aos equipamentos.

Loja 1: Av. Eng. Fuad Rassi, 1471
St. Criméia Leste, Goiânia - GO
(62) 3265-3333

Loja 2: Rua do Álcool, 68
Pq. Oeste Industrial, Goiânia - GO
(62) 3956-6666

Loja 3: Av. São Paulo, 1547
St. Pedro Ludovíco, Goiânia - GO
(62) 3259-1030

  • Facebook GT Auto Peças
  • Instagram GT Auto Peças

© 2019 - Todos os direitos reservados - GT Auto Peças

logo-dmca-preto.png
ic-whatsapp.png