• Gislaine Xavier

Afinal: como poupar o carro durante um congestionamentos?

Congestionamento e trânsito intenso faz parte da rotina de quem se desloca todos os dias nas cidades, seja por construções (como é o caso de Goiânia, por exemplo), acidentes, chuva repentina ou apenas por conta do “excesso de veículos”. Porém, nesse momento é necessário ficar atento para alguns cuidados para com seu veículo.


Aceleração e Frenagem


De acordo com Gerson Burin, coordenador do CESVI - Centro de Experimentação e Segurança Viária para o portal Auto Esporte, evitar acelerações e frenagens bruscas pode ajudar a prolongar a vida útil de todo o sistema de freios e dos pneus, além de economizar combustível.


Repousar o pé na embreagem


Além disso, segundo Marcio Azuma, membro da diretoria executiva da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, repousar o pé no pedal da embreagem pode comprometer a vida útil de seus componentes. Ou seja, use sempre o freio e só acione a embreagem para colocar o carro efetivamente em movimento.


Star-stop improvisado


Outra recomendação dos especialistas é que o condutor não deve desligar o veículo em toda parada no meio de um engarrafamento. Essa atitude só deve ser tomada se o motorista perceber que a parada será longa. Ligar e desligar várias vezes um carro pode comprometer vida útil de bateria e motor de partida.


Volante não é brinquedo


Virar o volante constantemente com o veículo parado irá sobrecarrega o sistema hidráulico e reduz a vida útil do sistema de direção.


Manutenção preventiva


Percorrer poucos metros em baixa velocidade fará com que o sistema de arrefecimento não recebe ar frontal e a refrigeração do líquido circulante ficará a cargo da ventoinha. Porém, segundo Azuma, um carro com a manutenção em dia pode enfrentar esta condição sem problema.


Para isso, cheque regularmente o nível do líquido de arrefecimento e o estado das mangueiras e use somente a mistura indicada no manual de instruções. Lembre-se, congestionamentos constantes são considerados uso severo - o que afeta muitas manutenções do carro.


Fique Ligado, seu carro é seu companheiro, por isso não deixe ele na mão!

Loja 1: Av. Eng. Fuad Rassi, 1471
St. Criméia Leste, Goiânia - GO
(62) 3265-3333

Loja 2: Rua do Álcool, 68
Pq. Oeste Industrial, Goiânia - GO
(62) 3956-6666

Loja 3: Av. São Paulo, 1547
St. Pedro Ludovíco, Goiânia - GO
(62) 3259-1030

  • Facebook GT Auto Peças
  • Instagram GT Auto Peças

© 2019 - Todos os direitos reservados - GT Auto Peças

logo-dmca-preto.png
ic-whatsapp.png